sábado, junho 14, 2008

PELAS RUAS DE FUNCHAL, UMA BELA CIDADE

Uma paisagem típica: mulher vendendo as lindas flores do campo de Funchal (capital da Ilha) em frente à fachada do "Mercado do Lavrador" (vide a foto à direita).












Reparem no detalhe da maravilhosa arte dos azulejos que Portugal mantém - como um dos seus principais patrimônios -, atrás da florista. Uma cena que ainda tem haver com a realidade (atual), das floristas e do mercado (vide fotos com detalhes de seu interior), onde se encontra.










Do lado de fora, uma visão em perspectiva da rua, do outro lado em frente... Na esquerda, vimos o ônibus de dois andares, com o Anadia Shopping ao fundo.







E a À direita, o canal que vai dar direto no mar.
E abaixo, a rua dos fundos do shopping.











Além de alguns outros detalhes. Como o simpático "mètre"que imóvel anuncia em sua placa internacional: "seja bem vindo à Casa de Portugal" (um restaurante).
Enquanto o teleférico sobrevoava a cidade,
o "capturamos" através de uma ruela.











E percebemos, em baixo, outras belezas sutis: os jacarandás - que nessa época do ano (abril, maio, junho), dão um colorido especial ao longo das ruas.
Por onde circulam a "Linha Eco",
com seus passageiros, ao longo da Ilha.











Onde percebemos um convívio harmônico entre o tradicional, antigo, e o contemporâneo. Como o Banco de Portugal abaixo...
...E a Igreja da Sé que abraça todo um belo largo.












Enquanto as fontes de água doce jorram em dupla - à frente de uma faixada que mais lembra um velho castelo -,
Chico Lobo percorria, a pé, outras ruas...














...onde em determinados casos, só podem circular os carros que têm de um lado as montanhas e do outro...









...o mar...





...que a gente nunca cansa de ver.

Seja porcausa de sua imensidão; seja porcausa das cenas cotidianas de uma Ilha como a linda Madeira - com suas inúmeras gaivotas...
...que sobrevoam solitariamente as ruas celestes

2 comentários:

Anônimo disse...

Bonito mesmo todas as fotos Angela, tal como bonita é a Ilha da Madeira. Que bom vocês terem gostado e que bela promoção turistica estão fazendo. Sei que os shows por lá foram um sucesso. Amigo meu me contou.
Pena este ano não nos termos conseguido encontrar.
Um abraço para o Chico Lobo e beijinho para você.

Jorge Ramiro disse...

As paisagens são lindas, eu gosto muito da paisagem. Meu cão ama o mar. Ele é muito bem, bem educado e só faz sempre usa seus tapetes higiênicos.