segunda-feira, junho 16, 2008

CONFERÊNCIA DOS ARTISTAS SOBRE OS CORDOFONES (Instrumentos de Cordas)

No dia 23 de Maio/2008 - pela manhã -, no Auditório do Museu da Eletricidade em Funchal, na Ilha da Madeira, aconteceu uma importante conferência onde os artistas presentes ao encontro puderam falar sobre as características, realidade, a difusão e a importância de seus intrumentos, para a cultura de seus respectivos países. Estavam presentes (da esquerda para a direita), Ricardo do Grupo Música Nostra, representou os Açores com suas Violas da Terra; Chico Lobo representou o Brasil e a tradição da Viola Caipira; Mestre Antônio Chainho, considerado hoje a mais importante expressão da Guitarra Portuguesa, representou Portugal (Continente). Ao seu lado, José Antônio Ramos - considerado um instrumentista inovador, representou as Ilhas Canárias com o Timple (o artista, infelizmente, veio a falecer do coração dias depois, de sua presença nesse encontro. Aproveitamos, para deixar aqui registrado, o nosso grande respeito e admiração por José Antônio que tivemos a honra de conhecer). Seguindo, Vítor Sardinha - músico e pesquisador dos instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira - a saber: Viola de Arame (Madeirense), Rajão e Braguinha. E fechando o quadro o Sr. Jorge de Souza da Associação e Grupo Encontros da Eira que coordenou os trabalhos dessa conferência e todo o encontro. Nesse dia, sem perceber o tempo transcorrido o público ouviu a tudo atentamente e depois participou com várias perguntas e curiosidades. O que marcou uma manhão muito rica e especial.


Abaixo...
Chico Lobo ao lado do Grupo Música Nostra da Ilha de São Miguel (Açores), com suas "Violas da Terra". Notem o detalhe típico dos corações na boca do instrumento.


Ao lado, imagem da"Viola Madeirense", do "Rajão" e da "Braguinha" - todos, instrumentos típicos da Ilha da Madeira. Detalhe curioso: a Viola Madeirense tem nove cordas e a afinação é idêntica a nossa "Rio Abaixo" (em Sol Maior).








Do lado esquerdo, vemos o "Timple", instrumento típico das Ilhas Canárias.

Nenhum comentário: