terça-feira, fevereiro 09, 2010

COM EMOÇÃO NOS DESPEDIMOS DE PENA BRANCA

O coração do nosso querido Pena Branca parou essa noite (dia 08Fev2010), na sua residência em São Paulo (SP). Contudo, em nosso peito se perpetuará todo o nosso carinho e reconhecimento do amável privilégio, cedido por Deus, de conviver com esse nosso irmão de alma, nesses últimos 10 anos. Através do espetáculo Encontro de Raízes que estreamos em temporada no Teatro Alterosa em Belo Horizonte no ano 2000 - poucos meses após sua participação especial no show e no lançamento do nosso CD "Reinado", no Grande Teatro do Palácio das Artes (BH). Tínhamos a intenção com àquele espetáculo (mais do que reunir, dois violeiros mineiros de gerações distintas - que bebiam da mesma fonte...), contribuir para mostrar ao mercado que a morte, recente na época, do seu irmão Xavantinho não interromperia a sua carreira. Premiada, no ano seguinte (em 2001) com o Grammy Latino de melhor CD em seu gênero, com o álbum “Semente Caipira”.


O resultado foi que ao longo desses anos, de inúmeras apresentações por Minas Gerais e pelo Brasil, nos unimos ainda mais na vida e nos palcos. Sempre com muito sucesso, alegria e grande respeito.

Mesmo na dor reconhecemos a graça dessa bela amizade e a certeza de que o Pena levou um pedaço nosso e deixa um pedaço de si conosco.

Agora, vemos comovidos, através das imagens de diversas reportagens, ele tocar ou simplesmente abraçar sua viola com seu nome registrado no bojo – um pedido que fizemos ao nosso luthier Roberto Dimathus quando encomendamos sua construção que se tornaria -, nosso presente de Natal em 2003 que o fez chorar e não mais se separar... Em vida, compartilhamos e proporcionamos muitas alegrias mútuas. Agora em sua partida ele leva nosso coração, nosso amor.

E como gesto de carinho, te dedicaremos os nossos próximos trabalhos: o programa da Rádio Inconfidência, "O Canto da Viola"; o da TV Horizonte, o "Viola Brasil". Bem como nosso próximo show, o "CarnaViola". O primeiro poderá ser acompanhado, em todo o mundo através do link da rádio: http://www.inconfidencia.com.br/ , nesse Domingo (dia 14Fev2010), de 7hàs8h clicar no link da FM(100,9). E de 13h às 14h clicar, nesse mesmo site, no link da AM(880). Quando transmitiremos uma hora de fina programação (só) com suas músicas e do mano véio Xavantinho. O segundo, irá ao ar a partir do próximo sábado (Dia 20Fev2010) pela TV Horizonte nos seguintes horários:

PROGRAMA VIOLA BRASIL
Inédito > Sábado: 14h00
Reprises: > Domingo: 13h00
Segunda: 14h00 (segunda para terça)
Terça: 04h30
Quarta: 03h00
Quinta: 05h00; e 22h30
Sexta: ----
Sábado: 04h45 e 22h30

E o CarnaViola, também lhe será dedicado e apresentado nessa 3ªFeira de Carnaval (dia 16Fev2010), a partir das 16h, na Pça. da Liberdade (Belo Horizonte/MG), para que as pessoas - de 8 a 80 anos -, possam curtir saudavelmente esse festejo com muita música de viola: modas, batuques, calangos, cirandas, reisados, lundus, cateretês e tantos ritmos que tocamos juntos, através das nossas 10 cordas de puro amor. Aliás, a Rede Minas de TV transmitirá amanhã a noite (dia 10Fev2010), às 23h, em sua programação do "Feira Moderna", o nosso último show juntos (pelo Canal 9 / TV a Cabo pela Net > canal 20)...

No mais, na sequência vamos nos organizar em parcerias... para a realização de um espetáculo em sua homenagem com renda revertida a sua Maria... É isso amigo.


Muito obrigada Peninha, por tudo. Até Breve.


Com todo nosso afeto,

Angela Lopes, Chico Lobo e equipe.

3 comentários:

Guilherme disse...

Aqui desde Portugal quero associar-me a esta bela homenagem que o Chico Lobo e a Angela estão a prestar a Pena Branca.
Aprecio muito a musica caipira de raiz. Entre outras foi a dupla Pena Branca & Xavantinho que me colocou este gosto musical em mim.
Foi-se o irmão e Pena Branca continuou o seu caminho e a divulgar esta tão linda musica do povo. No DVD de Chico Lobo 'Viola Popular Brasileira' tive oportunidade de ver o Pena Branca actuar. Lindo.
A sua imagem e a sua musica ficarão para sempre na nossa memória.
Obrigado aos dois ao Chico e à Angela por esta linda homenagem. Que bom ver este blog ressuscitar.
Um abraço ao Chico e um beijinho à Angela.
Guilherme

Simão Pedrosa disse...

NAS ASAS DO CUITELINHO
(Música/youtube - Simão Pedrosa)

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

Erga as asas cuitelinho
Voe sereno e sem faia
Va buscar seu novo ninho
Onde ninguém atrapaia

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

Leve esta Pena Branca
Por favor não se distraia
O violeiro não gosta
Que o botão da rosa caia.

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

Passou na beira do porto
Onde as ondas se espaia
A garça deu meia volta
Foi-se embora desta praia.

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

Deu adeus a seus amigos
Despediu da parentaia
No seu peito o coração
Enfrentou forte bataia

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

A sua saudade corta
Que nem aço de navaia
Os zóio se enche dágua
Que até a vista se atrapaia.

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

Vou guardar a sua imagem
No lugar de uma medaia
Bem juntinho do meu peito
Onde o coração trabaia

Ai, que pena morena, que pena
Ai, que pena morena que dá
Ai, que pena a viola calou
Pra fazer violeiro chorá.

Lia Marques disse...

Oi Chico,

Meu nome é Lia, sou de São Luiz do Paraitinga, neta de Elpídio dos Santos e filha do Negão do grupo Paranga e vim aqui falar do meu avô.

Elpídio dos Santos fez 100 anos e com o Plano de Aceleração de Elpídio (PAE), RS, estamos participando do projeto Rumos do Itaú Cultural e entramos na parte Homenagem, que funciona assim:
Cada inscrito deve apresentar uma música composta com base na interação, na modificação, no reprocessamento, na remixagem, no sampleamento, na adaptação ou na utilização de um ou mais dos fonogramas e do texto listados a seguir: Seis Pequenas Peças para Violoncelo, de Rogério Duprat, Só Esperança Ficou, de Elpídio dos Santos, e o texto Navio Negreiro, de Castro Alves. Tanto os fonogramas quanto os textos estarão disponíveis para download (durante o período de inscrição) no site do Itaú Cultural. O link é esse: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708
As releituras escolhidas participarão do Cd do projeto Rumos.
E peço um favor, que peça para os amigos participarem desse projeto.
Vamos divulgar Elpídio!!

Grande abraço!


Lia Marques
Produção Paranga
lia@paranga.com.br
(12) 9604.9873