domingo, julho 22, 2007

Causos E Violas Das Gerais em Catas Altas da Noruega (MG)

Dia 21 de julho foi dedicado a viagem para Catas Altas da Noruega onde Chico Lobo se apresentou, para um público caloroso, ao lado do companheiro de palco, Ricado Gomes no baixo e vocal. Juntamente com o violeiro Cláudio Araújo e seu parceiro, o sanfoneiro Dimas Souza que abriram - muito bem recebidos também pela platéia -, o projeto do Sesc Minas Gerais, "Causos e Violas das Gerais". O projeto conta igualmente com a presença e o tempero, bem mineiro, dos causos do competente apresentador Tadeu Martins.

Abaixo, e ao lado esquerdo (ao fundo a igreja de N. Sra. do Rosário e a frente detalhe do espaço da Pousada onde nos hospedaram), panorâmica da linda Catas Altas da Noruega, marcada por histórias. A começar pelo nome: "Catas Altas" que vem, do fato, da "catagem"(extração) do ouro naquelas terras tão altas. E "Noruega" significa “aquela que esconde seu lindo rosto dos raios do sol”. E é exatamente o que ocorre quando o nevoeiro desce sobre a cidade.

Entre outros fatos históricos, interessantíssimos que a cidade guarda: o milagre de Nossa Senhora das Graças caída de um avião em pane (dia 29/julho/1949), exatamente na véspera da Procissão de São Gonçalo do Amarante, período em que Padre Luiz Gonzaga Pinheiro – um grande bem feitor da cidade -, seu devoto, procurava adquirir uma (para compor a procissão ao lado do padroeiro). A imagem de gesso de 50cm de altura, caiu intacta sobre o cascalho. E o jovem, surdo e mudo, que a encontrou - na euforia de “contar” a novidade aos familiares, sobre o que havia encontrado (da queda do avião - que ao final conseguiu pousar, sem uma gota de gasolina, no aeroporto da Pampulha em BH), bateu com seu rosto no umbral de sua casa, a "presenteando"com uma "cicatriz" na testa (em direção ao nariz, nesse mesmo dia). O incidente foi acompanhado por uma sucessão de milagres e bênçãos àqueles que invocavam a Senhora das Graças. Que nessa cidade, ocupa lugar de honra na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante (também padroeiro dos violeiros e das prostitutas), onde devotos de toda parte vêem na busca de auxílio e proteção.
Para conhecer mais dessa e outras histórias (todas verídicas), é só visitar o Museu e Arquivo Histórico de Catas Altas da Noruega - Memorial do (ótimo) Padre Luiz Gonzaga Pinheiro. Local, no qual tivemos como guia o sorridente, jovem, Vice Prefeito Giovanni Lobo Neiva, o qual descobrimos é da mesma árvore genealógica do violeiro Chico Lobo!

2 comentários:

Anônimo disse...

maravilha de lugar maravilha de show recomendo!^^

Unknown disse...

parabens minha terra linda sou filho desta deste lindo luar so que moro em sp a 20 anos .