segunda-feira, julho 16, 2007

Antes da Despedida...Mais Alguns Registros...

Em 36 dias por terras do Alentejo fizemos grandes encontros e procuramos registrá-los, mesmo que sinteticamente, o máximo possível aqui nesse espaço. E antes de já caminharmos para a despedida, ou melhor, para um até logo (se Deus quiser), desejamos acrescentar alguns rostos e fatos que ainda não haviam sido estampados por aqui esse ano. Como, por exemplo, a noite mineira do dia 06Junho que foi (literalmente), temperada pelo delicioso tropeiro do Chef de Cozinha Nilson Camargo, ao ritmo da afinada dupla Renata e Pity, todos legítimos representantes de Itabira. Terra natal e de coração do Produtor Internacional, dos Encontros Culturais em Serpa, Cléber Camargo (diretor da produtora A Pedra Que Brilha), que idealizou a noite mineira que é uma das suas várias boas indicações - inclusive foi ele o responsável por apresentar, ano passado, o violeiro Chico Lobo (que foi selecionado) entre outros artistas -, junto a Câmara Municipal de Serpa.
Na Foto da esquerda: Cléber, Renata e Pity nos cumprimentos, após o show.

Na foto a baixo: O Chef Nilson e os "assistentes de caipirinha brasileira": Angela e grande Batista (que em poucas horas prepararam cerca de 150 deliciosas doses desse cocktail, durante o saboroso jantar mineiro, do Chef itabirano). Outra noite especial, foi a dos curtas metragens "Pitikajara" e "A Força" (além do longa "Ainda Há Pastores?"), do diretor de cinema e fotógrafo da cidade de Natal (RN), Teotônio Roque e sua competente companheira, a também fotógrafa Andrea Gurgel (na Foto abaixo) - juntos têm um trabalho educativo-sócio-cultural excepcional junto a comunidades carentes, tudo através do olhar fotográfico e de sua oficina de Fotografia e Identidade.
Sem contar o bárbaro espetáculo que o maranhense SALDANHA ROLIM proporcionou ao público que lotou o espaço do Castelo na noite do dia 08 de Junho, para dançar e se encantar. Ficamos muito felizes com o seu sucesso. Grande abraço Saldanha (pegamos carona no seu site: saldanharolim.com.br/ para puxar uma foto de lá pra cá).


Nós falamos do jantar mineiro, agora vamos comentar sobre o almoço junto ao representante maior de Serpa, o Sr. João Rocha (que equivaleria no Brasil, ao prefeito da cidade), que reuniu todos os produtores internacionais da En(Rede) - Rede Internacional de Municípios pela Cultura (Estavam presentes os representantes da>> Espanha: Punta Umbria, Cortegana; Portugal: Serpa; Cabo Verde: São Vicente; Brasil: Itabira e S.João Del Rei - Capital Brasileira da Cultura 2007). Na Foto abaixo (da esq. para direita): Patrícia Monteiro (Coord de apoio e desenvolvimento do artesanato da Secretaria de Cultura e Turismo de São João Del Rei), ao seu lado Moema Moura (Superintendente de Cultura e Turismo de S.J.Del Rei), Sr. João Rocha no centro; Chico Lobo (artista representante de S.João Del Rei) e a sua Produtora Angela Lopes da Viola Brasil Produções.

Aproveito a foto ao lado, para tomar a liberdade e registrar um fato muito bacana: Patrícia e Moema arcaram com suas próprias despesas de transporte internacional (a acolhida em Portugal foi uma cortesia da produção local), por entenderem a importância de (e)levar o nome de S.João Del Rei a um evento da envergadura cultural como esse que ocorre em Serpa. Ou seja: nenhum recurso público de S.J.D. Rei foi destinado, para esse fim. E caso fosse (convenhamos), nada seria mais justo, não é mesmo?!! Parabéns "Meninas" pelo investimento pessoal em prol de S.J.Del Rei. A propósito, para aproveitar esse assunto: vale registrar que as composições musicais referentes à "S.J.Del Rei - Capital Brasileira da Cultura2007" e o jingle do Adenor Simões, da mesma cidade, para quem interessar possa (saibam): foram presentes pessoais do violeiro Chico Lobo a sua cidade natal e a um dos seus brilhantes defensores da cultura local. Liberdade de artista, mas sobretudo atitude de quem tem afeto e respeito por suas origens. *Isso (pasmem): acontece! Mas (recado...): 'não abusem...'. Obrigada (*nota da produtora) .

Enviamos também, recomendações àquele que é considerado, pela crítica como a melhor voz masculina portuguesa, Janita Salomé (www.pflores.com/janitasalome), um artista que em muitos dos seus trabalhos lançados e premiados procura os laços que unem a tradição popular alentejana com a música tradicional árabe. Tivemos o prazer de ser apresentados a ele, na tarde de sua apresentação (a noite), dia 02 de Junho, na Praça da República em Serpa. Na foto à esq: Chico Lobo, Janita e ao fundo, o sorridente Cesinando (cuja função equivale no Brasil à vice-prefeito, de Serpa). Aliás lembranças a ele e sua simpática esposa Arlete.

Entre as diversas apresentações, durante o Encontro Cultural de Cidades, se apresentou também o lindo Grupo Coral Trigo Roxo... e aqui, mandamos nosso abraço ao Francisco José da Câmara de Serpa, cujo filho empresta sua bela voz a esse Grupo de Cantadores que encontra-se em sua 3ªGeração, a cantar os "cantes" tradicionais alentejanos, principalmente do Concelho de Serpa. (Na foto ao lado, no fundo descobrimos, com as chaves penduradas ao pescoço, nosso grande companheiro Antônio Jaime. E, sorridente próximo as senhoras sentadas à direita, o Francisco José. E a frente do Grupo Coral, um menino garboso, seu filho).

Queremos também deixar aqui o nosso profundo obrigada a todos que conhecemos e encontramos nessa bela temporada2007. Àqueles que publicamos antes e os que não, como: o querido ANTÔNIO JAIME (homem dos bastidores: que assessorou eficientemente todo o encontro da EnRede em Serpa). Aos excelentes profissionais da nossa 2ªCasa em Serpa "O Espaço Internet", onde nossa produção trabalhava todo o dia. Abaixo estão representados pelas simpáticas Ana Rosa e Marta (que sonha vir ao Brasil) , juntas posaram para foto ao lado de Chico Lobo.

Sem contar o Sr. Zé do "Restaurante Seu Zé" em Serpa que nos encantou com suas piadas, canções (e que na foto está a "cortare" um pedaço do incrível queijo de ovelha), nosso abraço também, para sua esposa Natércia e equipe. E ao simpático Casal, Pinto e Marta, que diariamente também nos atendiam tão bem no Restaurante do "Molho ao Bico" em conjunto com o queridíssimo Felipe (foto a baixo) e a ótima equipe da sua cozinha.

E aqui também deixamos o nosso abraço super especial aos pais de Pedro Mestre que nos acolheram tão bem em sua Aldeia, a amável Sete, Sr. Luis, Dna. Lucinda, Bruno, irmão de Pedro ( à esq.). E também a atenciosa, cantora Sra. Evangelina, Madrinha de Pedro Mestre.

E ainda aos donos da "nossa casinha" na temporada em que estivemos nessa Aldeia. Não temos fotos dos senhores, mas temos ao lado uma imagem da sala, da "casinha" que amamos, muito obrigado...

No mais, abraço forte (diria, quase "estrangulador", risos), em todos irmãos portuguese e também brasileiros , que tivemos a honra de encontrar nessa temporada, mesmo que brevemente. Abraços também ao proativo Zé Morteira (responsável por levar Chico Lobo a sua cidade) , Lina e Zé Pedro (G.Produções), todos de Beja; ao João Branco (responsável pela parte gráfica do CD inédito no mundo que lançaremos dia 02/Set/2007 no Brasil, no Museu da Pampulha em BH) e ao Paulo Nascimento, ambos de Castro Verde. Agradecemos a Guilherme Almeida que mora a 100Km de Lisboa e foi gentilmente ao nosso encontro no show em Almada, e que enviará (via amigo Samuel do Grupo Caipira de Raiz) DVD's de música tradicional portuguesa. Beijo grande à: radialista Midus Chambel (na foto abaixo: junto ao microfone) e Lurdes Nobre (em pé ao lado) da Rádio Terra Mãe (que nos entrevistou em Évora), que pode ser ouvida através http://www.radioterramae.com/ ), além da grande poeta Margarida Morgado (sentada a esq. atrás de Pedro Mestre e Chico Lobo) que nos presenteou com o seu livro de poesias (que faz lembrar nossa Adélia Prado), Água Pródiga. Bem como a amiga portuguesa Fernanda Valente (também atrás, próximo à saída) que foi especialmente, para nos encontrar, no show em Évora.
Enfim, MUITO OBRIGADO a cada um - que em particular - encheu nosso coração de alegria e com a vossa presença.


Vocês (cada um),



estão dentro de nós.
Para Sempre!

3 comentários:

Anônimo disse...

Como português sinto-me sensibilizado pelas palavras carregadas de emoção, das fotos bem elucidativas, com que vocês quiseram demonstrar o carinho, as atenções, as vivências quotidianos de um povo alentejano sofrido, que tão bem os receberam nesta vossa estadia em Portugal. Vocês retribuiram com muita simpatia, atenções constantes, disponibilidade absoluta, mesmo para para quem vos era estranho como eu.
Um bem haja e espero um até breve. O Atlãntico que nos separa é imenso, mas este meio de comunicação é uma aproximação constante. O vosso site, este blogue e troca de mails será a ligação que nos fará estar sempre conhecedores de 2 pessoas encantadoras que me foi dado conhecer. Um abraço ao Chico e um beijinho à Angela. Tudo de bom para vocês e até sempre.

Lapa disse...

Há três tipos de mulher:

-as bonitas,

-as feias,

-e, as loiras...

Anônimo disse...

Parabens Chico lobo ,alem de um bom violeiro vc tambem é carismático um abraço (BINHO BORGES A MINEIRADA)