sábado, maio 20, 2006

E Por Falar Em Mais Um Ano de Viola Brasil...

...Vamos aproveitar o espaço para incluir aqui, para quem ainda não conhece, uma apresentação do nosso programa, responsável por uma proposta diferencial e exclusiva na TV Brasileira, o "Viola Brasil"...

O Viola Brasil, programa televisivo apresentado (e idealizado), pelo violeiro Chico Lobo - hoje um dos artistas mais ativos, efetivos e respeitados no processo de popularização musical mineira e brasileira -, completa três anos.

Sua proposta é levar a cultura da viola caipira, suas raizes, tradições, causos e as crenças do universo dos violeiros por toda Minas Gerais através da TV HORIZONTE. E para todo o país, em reprises diárias, através da STV (Sistema Sesc Senac), em rede a cabo de TV (Way, Net, Sky, Direct TV, entre outras), e atualmente em reprises diárias pela TV APARECIDA.

A frente de um cenário com fotos gigantes de Kika Antunes, com imagens de máscaras de Folias de Reis e Violas Caipiras (em perspectiva voltada ao horizonte ou em fundo nobre com destaque ao braço do instrumento ornado por suas fitas coloridas), Chico Lobo enfoca a cada semana um convidado especial em 30 minutos, com dois blocos, de muita música e boa prosa. E nos quadros "Dicas Do Lobo" e "Tradições, Causos e Crenças" dá a sua indicação pessoal sobre livros, eventos culturais, serviços ou produtos (a)provados pelo artista. Além de contar sempre uma história da tradição oral do universo dos violeiros e do folclore brasileiro.

O destaque exclusivo sobre a cultura e a musicalidade que nascem do bojo da viola caipira (também conhecida por viola de 10 cordas, viola brasileira), ou que nela se inspiram, é a marca original desse programa que já atinge uma gama 3 milhões de telespectadores (claro que não todos ao mesmo tempo), e os surpreende com a beleza e o diferencial qualitativo de seu conteúdo.

A essência do programa segue a vocação e o perfil histórico da viola caipira - apenas encontrada e produzida no Brasil (embora de origem Ibérica) e portanto -, instrumento típico brasileiro. Por isso os convidados são artistas populares, conhecidos (ou não), que tenham em seu repertório a valorização de folguedos, de literatura ou ritmos que nasceram e pelos quais o instrumento é o "mestre"; a exemplo disso temos: os catiras, as folias de Reis, os batuques de viola, as modas, os fandangos, reisados, poetas e escritores populares, grupos de projeção folclórica, orquestras de violas, e tantos mais.

A maior contribuição do VIOLA BRASIL além de revelar a beleza e nobreza (oculta) da raiz cultural brasileira e seus desdobramentos atuais. É sem dúvida criar, formar e já ser considerado uma referência no que há de mais típico, vivo e pulsante presente no "embornal" da viola brasileira!

A propósito, o programa é nosso - tanto que o levamos "no muque", com o nosso próprio bolso e contamos com os patrocinadores amantes da cultura e principalmente os que descobriram que aliar a sua imagem a uma programação de qualidade, diferencial (sair da mesmice...), e com visibilidade nacional é sempre um ótimo negócio. Bons parceiros, serão sempre bem vindos. Patrocinadores e apoiadores o ProgramaViola Brasil está de braços abertos ao público e a vocês. A casa é nossa, e a responsabilidade de levar e proporcionar programação de valor para o público, é de todos nós!

Nenhum comentário: